Skip to the content
  • PortuguêsPortuguês
  • EnglishEnglish
Evoluch
  • Home
  • Blog
  • Sobre a Evoluch
  • Teste de valores pessoais

Sua visão de líder está muito mais à frente?

Blog, Business, Coaching Skills, Leadership
    • By desenvolvimento@evoluch.com
    • 0 comments
    • maio 20, 2020

Sua visão de líder está muito mais à frente?

(Texto de Val Hastings, Coach – MCC-ICF)

Trinta e cinco anos atrás, quando eu tinha vinte e poucos anos, estava pronto para mudar o mundo. Eu estava no meu primeiro cargo de liderança e tinha alguns BHAGs (objetivos grandes, desafiantes e ousados), um conceito introduzido no livro “Built to Last” (Feitas para durar) de Jim Collins e Jerry Porras.

O feedback que recebi foi que eles gostaram do que eu estava fazendo, e eles gostaram de mim, mas eu estava tão à frente que eles não conseguiram me ver ou ver minha visão. Tente estar apenas “meio passo” à frente em vez de quilômetros à frente, sugeriram.

Hoje, esse é um tema comum em minhas sessões de coaching com líderes e uma das dicas mais práticas de liderança que posso oferecer:

Como líder, você quer estar à frente o suficiente para ter a visão, mas não tão longe que ninguém mais possa vê-lo.

Como explica Collins, “Um BHAG é claro e convincente, necessitando de poucas explicações; as pessoas entendem imediatamente. Pense na missão lunar da NASA nos anos 1960. ” Portanto, um ingrediente chave de um BHAG atraente é que ele está longe o suficiente para ser empolgante e impulsionar o trabalho, mas claro e imediato o suficiente para que as pessoas saibam o que precisam fazer a seguir.

Como líderes, precisamos viajar com frequência entre o grande objetivo no futuro, e as ações e atividades no presente. Desempenhamos papéis duplos como telescópio (visionário) e microscópio (praticidade), mantendo a visão global e a visão local. Precisamos continuar convidando nossa equipe a se juntar a nós, dar-lhes os próximos passos e caminhar ao lado deles por onde eles precisarem.

Recentemente, treinei um pastor que tinha uma ótima visão para sua igreja, mas ninguém estava comprando, ninguém estava “entendendo”. De alguma coisa, eles estavam reagindo negativamente a ela porque era muito grande e ousada.

No entanto, essa pessoa era inflexível quanto a não recuar ou criar “meios-passos”. Foram necessários 45 minutos de nossa conversa para convencê-lo a tentar. Como líderes, podemos ter uma visão de túnel, mas se pudermos apoiá-la, veremos a divisão dessa visão em etapa, o que não significa que estamos desistindo dela; estamos possibilitando que as pessoas se juntem a nós.

As pessoas embarcam em uma visão em momentos e lugares diferentes ao longo do caminho. Sempre haverá aqueles que adotam precocemente, os que adotam tardiamente, pessoas que ficam em cima do muro ao longo do caminho. Meu cliente foi um dos primeiros a adotar, enquanto outros podem não se sentir confortáveis ​​com a situação atual, mas estão nervosos em ir longe demais em uma outra direção.

É aqui que o coaching pode realmente ajudar um líder. O próprio modelo de coaching exige que nós o “promovamos” e determinemos o próximo passo em direção a uma visão. Em nossos programas de treinamento de coaches, ensinamos um modelo de ponte. Viajamos com os clientes para a grande visão do futuro e depois voltamos e construímos uma ponte – um plano de como chegaremos lá. Há uma lacuna entre a realidade atual e a realidade futura ideal, e nós treinamos essa lacuna.

Então, como um líder pode se apegar à sua grande visão e não se desanimar ou perder o entusiasmo esperando que outros venham a bordo? Aqui estão algumas ideias:

Proporcione e comemore vitórias rápidas – Em “Managing Transitions”, o autor William Bridges fala sobre a criação de metas de curto prazo para proporcionar aos membros da equipe sucessos rápidos, os pequenos passos que geram impulso.

Saia de trás da cortina – Pontes também incentivam os líderes a serem visíveis e disponíveis e a falar muito sobre sua visão. Não fique escondido como o Mágico de Oz, mesmo que esteja preocupado em ficar vulnerável e abrir sua visão para perguntas ou críticas. É natural querer protegê-la e muito mais fácil fazer isso se você não permitir nenhuma entrada, mas será muito menos eficaz avançar dessa maneira.

Convoque sua equipe – alguns líderes são tão visionários que podem parecer quase impossível pensar de forma mais prática, e é aqui que a equipe entra em cena. Você não precisa fazer tudo; você pode encontrar pessoas que complementam suas habilidades e pontos fortes. Quando olho para trás, às vezes, lanço visões bem-sucedidas, posso ver claramente um grupo de pessoas que me ajudaram a dividir as coisas em  “meios passos”.

Onde sua visão como líder o levou muito mais à frente de sua equipe? Como você pode voltar atrás e dá-los passos para caminhar com você?

  • Personal values test
  • evoluch@evoluch.com
  • Facebook
Proudly powered by WordPress | Theme: Consultera by Wpazure.
Back To Top