Skip to the content
  • PortuguêsPortuguês
  • EnglishEnglish
Evoluch
  • Home
  • Blog
  • Sobre a Evoluch
  • Teste de valores pessoais

Faça o coaching com a pessoa, não com o problema.

Blog, Business, Coaching Skills
    • By desenvolvimento@evoluch.com
    • 0 comments
    • julho 6, 2020

Faça o coaching com a pessoa, não com o problema.

Em nossos treinamentos, não ensinamos apenas habilidades de coaching; ensinamos princípios de coaching. Para mim, os princípios são como a sabedoria por trás das habilidades. Eles complementam e aprimoram as competências e as trazem à vida.

Para as pessoas que trabalham com coaching há um tempo, elas oferecem mais informações sobre o que está acontecendo sob a superfície quando você realizando o coaching. Para novos coaches e coaches em treinamento, aprender os princípios prepara você para o que tende a aparecer quando você aplica suas habilidades de coach.

Esses princípios parecem universais, o que me foi comprovado recentemente quando participei de uma aula em nosso treinamento no Brasil. Os alunos estavam conversando – em português – sobre os desafios que enfrentavam ao tentar consertar a pessoa que estavam treinando ou resolver seu problema.

A discussão se voltou para esse princípio: faça o coaching com a pessoa, não com o problema. Foi interessante para mim como essa ideia se estende por culturas. E isso não afeta apenas os novos coaches; isso é algo que ainda trabalho em mim mesmo. É muito fácil assumir o papel de solucionador de problemas quando realmente o coaching é sobre como desenvolver a pessoa que estamos com quem estamos trabalhando.

Uma das razões pelas quais adotamos essa abordagem como padrão é porque os clientes geralmente nos pedem para resolver seus problemas. Eles podem pensar ou até dizer: “não é por isso que estou lhe pagando?” Isso é especialmente verdade se eles nunca trabalharam com um coach antes.

Obviamente, o problema com esse método é que, se resolvemos o problema, não capacitamos a pessoa. Eles vão precisar de nós novamente. Se desenvolvemos a pessoa, geralmente descobrimos que o problema desaparece e não há problema ou ele é resolvido rapidamente.

Depois de realizar o coaching com alguém por alguns meses, eles param de querer que eu resolva os problemas deles. Eles sabem que conseguiram isso. Eles podem querer algumas dicas ou ajuda, mas, em última análise, querem ser desenvolvidos.

Outra razão pela qual é difícil para os coaches não caírem nessa armadilha é que a maioria de nós vem de um background pessoas que desejam que nós resolvamos as coisas – é isso que um líder faz. O coaching introduz uma nova dinâmica de liderança.

Usando a frase simples, “faça o coaching com a pessoa, não com o problema”, podemos lembrar esse princípio antes de avançarmos demais no sentido de tentar consertar nossos clientes ou resolver seus problemas. Podemos manter esses pedaços de sabedoria à mão.

  • Personal values test
  • evoluch@evoluch.com
  • Facebook
Proudly powered by WordPress | Theme: Consultera by Wpazure.
Back To Top